IHS 4880

Quando a gente vê uma pessoa com coragem tem que mais que dar apoio para ela. Eis duas mensagens que enviei hoje acerca de um fato que ocorreu quando eu estava voltando de Garopaba:

To: “Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina” (santur@santur.sc.gov.br)
Subject: Protesto acerca de ônibus imprudente

Caros senhores da SanTur

Peço desculpas se envio tal protesto para os senhores, mas tenho confiança de que os senhores repassarão esta mensagem para a autoridade competente.

No dia 27/02/2001, terça-feira, estava eu voltando para minha casa, em Taquara – RS, após desfrutar o Carnaval em Garopaba, quando passamos a enfrentar um congestionamento na BR-101. Até aí, nenhum problema, já que o fluxo de trânsito era realmente intenso e esse tipo de coisa acontece. O problema foi que o ônibus 984 (Cidade de Imbituba), placa MAI 3649, no trecho entre Imbituba e Laguna, entre as 19h40m e 20h, tentou circular pelo acostamento. Contudo havia um carro andando pela direita, acompanhando o fluxo do trânsito (placa IHS 4880, de Guaíba-RS), de forma que motoristas imprudentes, tal qual o condutor deste ônibus, não tinham como seguir adiante na sua conduta irregular. Eu estava de passageiro num carro logo atrás deste veículo e pude ver quando o condutor do ônibus começou a “jogar” o ônibus sobre o mesmo, ameaçando de bater na traseira do veículo, a fim de que este liberasse o fluxo ilegal. O condutor do ônibus não se pareceu se importar com o fato de que haviam crianças dentro do veículo, apenas com o fato de que havia um obstáculo em seu caminho. É inadmissível que um motorista aja dessa maneira, de forma ilegal e ameaçando a integridade de outras pessoas. Aliás, ao tentar conversar com o motorista, chamando a atenção para o fato de que a atitude dele apenas servia para atravancar ainda mais o trânsito, ele disse que estava alí “para trabalhar e não por prazer”, como era o caso de nós turistas que voltavamos para casa. Até parecia que estávamos parados num congestionamento por escolha própria…

Não sei que tipo de providência pode ser tomado contra tal motorista ou contra a empresa de ônibus (Cidade de Imbituba), mas o fato é que, independente se o condutor tem um horário a cumprir, se este está trabalhando ou não, a lei de trânsito não pode ser descumprida, assim como uma pessoa que está agindo de forma que a lei seja cumprida não pode ser ameaçada.

Muito obrigado pela atenção

E esta eu enviei para a Zero Hora, Diário Catarinense, Folha de Santa Catarina e pro ClicRBS, além do Rogério Mendelsky:

Gostaria de tornar público a minha admiração pelo motorista do carro IHS 4880, de Guaíba, que durante o congestionamento ocorrido terça-feira (27/02/2001) no trecho entre Imbituba e Laguna (SC), possicionou o seu carro no acostamento, onde acompanhava o fluxo do trânsito, evitando que motoristas imprudentes trafegassem pela direita. Várias vezes esses motoristas (incluindo o motorista do ônibus Cidade de Imbituba 984, placa MAI 3649, entre as 19h40m e as 20h) ameaçaram e xingaram o motorista de Guaíba, mas ele não arredou do seu papel de cidadão respeitador da lei.

E hoje me surpreendi: nunca fui de dar esmolas, mas quando estava no Vienna Shopping hoje de noitinha (eram umas 20h) tomando um café expresso um engraxate de sapatos, vendo que eu estava de tênis, perguntou se eu tinha uns trocadinhos para dar para ele. Perguntei o que ele ia fazer com o dinheiro e ele disse que era para comprar o material escolar dele. Fiquei conversando com o garoto e ele me falou que precisava de 43 reais, já que 35 eram para os cadernos, livros, etc, e 18 para uma mochila nova, já que a que ele usava a três anos estava completamente arrebentada. Fiquei sensibilizado e saí com ele até camelódromo da rodoviária, que era o único lugar ainda aberto onde haviam mochilas à venda e comprei uma para ele. Para mim o que são 18 reais? Quase nada, mas para ele, que tem uma mãe que trabalha como doméstica e o pai foi expulso de casa (“um cachaceiro”, segundo ele), é um dinheiro considerável… Além do que é sempre bom dar uma força para quem quer continuar estudando.

Leitura de verão

Uma das coisas boa da praia é poder levar livros que você raramente iria ler durante o ano, já que está ocupado com textos técnicos e coisas do gênero. Assim sendo, agora em Garopaba li No ar rarefeito, de Jon Krakauer, onde é feito um relatro sobre uma tragédia que ocorreu no Everest em 1996. Falha humana, prepotência diante da natureza, enfim, a descrição de uma aventura mortal que acabou mal. O detalhe é que é um livro para não se ler no inverno, já que na praia você chega a ficar com frio. Realmente impressionante.

E uma dica de vídeo: Garotas Selvagens (Wild Things), com Kevin Bacon, Matt Dillon, Neve Campbell, Denise Richards e Bill Murray. Roteiro cheio de reviravoltas e surpresas, além de uma fotografia belíssima do sul da Flórida (sem ser cartão postal) e com bastante erotismo. Muito bom.

E mês que vêm começam as filmagens da segunda parte da triologia Matrix. É de torcer para a segunda parte ser tão boa quanto foi a primeira.

Completando, outra dica maluca da lista Breinstormi: o C.Y.B.O.R.G. É um gerador de siglas. Eis alguns exemplos:

C.H.A.R.L.E.S.: Cybernetic Hydraulic Android Responsible for Logical Exploration and Sabotage
P.I.L.G.E.R.: Positronic Intelligent Lifeform Generated for Exploration and Repair
T.U.D.D.Y.: Transforming Unit Designed for Destruction and Yardwork

Como você pode perceber, eu estou mais para ferramenta de destruição e sabotagem :))) Definitivamente, tem gente com tempo sobrando nesse mundo

E imperdível: crônica carnaval-praieira O terceiro carnaval do Galera, no CardosOnline número 234. Se tem alguém que escreve bem ali é ele. E em se tratando de imperdíveis, não me peça pra falar o nome dessa animação trash em Flash: Hatten är din. Muuuuuuito legal. Dica tirado do eZine 700 Km.

Vizinhança

Tirei a noite para dar uma olhada em outros weblogs. Encontrei algumas coisas muito legais, outras absurdas. Entre as legais está um artigo que saiu no começo do mês no jornal O Povo sobre weblogs. Uma dica muito legal que tem alí é o Controle Remoto, que já está indo prá minha barra lateral, junto com o Arredores. Aliás, repare que o meu weblog está na lista Outros Weblogs. Pois é… quem sabe um dia eu chego no Top 10 hehehe. Das coisas absurdas, tem a musiquinha do Sou Bastante Besta. Prova definitiva de que tem gente com muito tempo sobrando. Simplesmente hilário, e extremamente idiota.

Outra coisinha que fiz hoje de noite foi criar uma página com dados biográficos para aqueles que não me conhecem. Aproveitei e botei umas besterias que com o tempo vão ser incrementadas, do tipo coisas que eu gosto e que eu odeio, textos (vou ter que catar e formatar os espalhados por aí), scripts, e por aí vai.

Mas enfim, é isso. Já são quase 6 da matina e ainda tenho que dormir algumas horas, já que a saída pra Garopaba está planejada para antes do meio dia. Ou seja: umas 3 horas de sono agora e o resto durante o caminho. Até mais!

Tô me guardando pro Carnaval chegar

Não tenho feito muita coisa nos últimos dias. Basicamente ando lendo e dormindo, e nada mais. Dizem que férias é época para sair, viajar, conhecer lugares novos, mas prá mim é sobretudo para descançar. Viajar? Sim, é legal, mas a função de fazer mala, programar a viagem, só isso já me cansa. Sim, sou caseiro, extremamente caseiro, e gosto de ficar em casa de bobeira.

Outra coisa que eu não gosto muito é de carnaval. Digamos que o problema é a trilha sonora da festa. Não gosto de batuque, de sambão, dessas coisas. Escola de samba, então? Arghh! Não entendo como tem gente que pode achar o máximo uma coisa tão ridícula. Um grupo de gente pulando horas e horas animadas por uma única música. Se é verdade que o desfile de carnaval é uma ópera, então só lamento a falta que faz Verdi pro país, visto que esse povo ainda não aprendeu o que é ópera (não que eu saiba é verdade, mas o pouco que eu ví já dá prá perceber que a ópera é mil vezes mais rica em termos musicais).

E é baseado no fato de não gostar muito de viajar e odiar carnaval que vou fazer algo que parece contraditório esse fim de semana: vou até Garopaba passar o carnaval. Eu, minha namorada , a irmã dela e uma amiga. Gostei de Garopaba, tem uma cara legal, e a companhia é boa e com certeza vai dispensar axés e coisas do gênero. Tinha a opção de ficar em Taquara, mas dá para ficar aqui, já que seriam 4 dias sem ter qualquer opção de lazer. E pensar que a cidade já teve uma vida cultural agitada…

E falando em cultura, esse foi um dos vários temas abordados na Panelada, o encontro dos participantes da lista Panela. Ok, dizer que foi um encontro é meio forçado, pois apenas 4 pessoas compareceram no Bologna terça-feira de noite. Mas mesmo com o baixo comparecimento foi um momento muito agradável.

E para encerrar, já que acho que só vou atualizar essa página na próxima quarta-feira, quando voltar da praia (vai que o cibercafé esteja fechado), eis a troca de emails que tive com a Rede Globo, ao solicitar uma informação em sua página. Há uma leve edição para poupar espaço na página, mas o “diálogo” foi exatamente este que esta aí embaixo. Surrealista:

From: outros@globo.com
To: charles@pilger.net
Subject: RES: RES: RES: Notícias
Date: Thu, 22 Feb 2001 06:57:11 -0300

> > > > > De: charles@pilger.net [SMTP:charles@pilger.net]
> > > > > Enviada em: domingo, 18 de fevereiro de 2001 15:42
> > > > > Assunto: Notícias
> > > > >
> > > > > Olá
> > > > > Esses dias minha irmã, que é arquiteta, viu uma
> > > > > notícia no Jornal Nacional sobre um aparelho que
> > > > > aproveitava a energia das geladeiras para aquecer
> > > > > água. Vocês poderiam nos mandar maiores
> > > > > informações sobre tal produto?
> > > > > Grato pela atenção
> > > >
> > > > Prezado Charles,
> > > >
> > > > Informamos, no que diz respeito ao tópico televisão,
> > > > grande parte da programação da Rede Globo,
> > > > encontra-se hospedada no site da emissora, cujo link
> > > > esta na página principal do portal, dentro de
> > > > CONEXÕES GLOBO (Televisão); o usuário tem ainda a
> > > > opção de encaminhar um e-mail diretamente para o
> > > > programa de sua escolha, através do link E-MAILS, na
> > > > parte superior da página da  emissora – Rede Globo.
> > >
> > > Senhores
> > >
> > > antes de mandar a mensagem para vocês eu já havia
> > > procurado no serviço de busca de vocês a palavra
> > > geladeira sem sucesso… Vocês queriam que eu navegasse
> > > o site inteiro de vocês se o serviço de busca não retornava
> > > nada?
> > >
> > > Por favor, dá uma olhada aí com o pessoal da redação do
> > > Jornal Nacional que eles devem ter um arquivo…
> >
> > Prezado Charles,
> >
> > Informamos, no que diz respeito ao tópico televisão, grande
> > parte da programação da Rede Globo, encontra-se
> > hospedada no site da emissora, cujo link esta na página
> > principal do portal, dentro de CONEXÕES GLOBO
> > (Televisão); o usuário tem ainda a opção de encaminhar
> > um e-mail  diretamente para o programa de sua escolha,
> > através do link E-MAILS, na parte superior da página da
> > emissora – Rede Globo.
>
> E depois dizem que o governo é burocrático…
>
> Ok. Obrigado pela ajuda
>
> []’s
>
> Charles (já indo pro outro guichê)

Prezado Charles,

É muito importante a sua participação, agradecemos o seu comentário para aprimorarmos cada vez mais os nossos serviços.
Estaremos encaminhando a sua sugestão para o setor responsável.

Atenciosamente,
A Equipe GLOBO.com
0800 21 49 49
Atendimento 24 horas

É incrível como uma organização como a Globo parece meio que perdida na mídia Internet. Eles possuem uma visão totalmente departamentalizada, onde a gente tem que descobrir com quem falar. Oras, se eu quero falar com a Globo eu quero falar com a Globo, não com o setor tal e tal… E repare na mensagem final: típica mensagem do tipo “vamos acabar com o assunto”. E o chato é saber que se eu deixar de visitar o site deles sou apenas um em milhões de internautas, assim sendo, para que dar atenção? Ah, outra coisa: não existe um email específico para o Jornal Nacional. Se existe, ele está muito bem escondido.

Cadê a Trinity?

Deu na Interface: o novo nome do Fim de Século é NEO – New Eletronic Organization. Sinceridade? Não gostei do nome. Pretensioso. Mas como eu não fui lá durante os meses de janeiro e fevereiro não posso falar nada… Mas espero que só tenha mudado o nome, e que a segunda pista, a do sub-sub-solo, continue com o som excelente de sempre.

E a direita que tanto mete pau no orçamento participativo em Porto Alegre… Mas o fato é que o negócio bem ou mal funciona, tanto que vereadores de Genebra, que vieram participar do Fórum Social Mundial, estão pensando em adotá-lo.

Ah, claro! Segundos os leitores da revista ShowBizz, a melhor música do ano 2000 foi “Vinte e poucos anos”… Dá-lhe Fábio Júnior!!!

E uma dica para as garotas, direto do canal #SuperTechno, na Vant (que era na ViaRS, antes daquele servidor desgringolar de vez).

FINALMENTE !!!!

Até que enfim! Finalmente o redirecionador www.charles.pilger.net voltou a funcionar! Estava me segurando desde sábado para não mandar um email reclamando para a NamePlanet. Afinal, é aquilo: serviço gratuito nem dá para chiar muito. É por isso que espero para ver quando é que eles vão dar a opção de pagar pelo serviço, de forma que eu possa cobrar qualidade.

E a outra boa notícia do dia é que ganhei do site Radar Magazine o último CD do Yo La Tengo. Já é o segundo CD que eu ganho numa promoção online. O primeiro foi um do Letfield, do Bits Da Madrugada.

Por um Estados Unidos capitalista

A idéia me ocorreu hoje de noite, ao conversar via ICQ com o meu amigo Rogério Rauber: porque não fazer uma campanha defendendo a transformação dos Estados Unidos da América num país capitalista. Sim, ou você acha que eles são capitalistas? Pense bem: por definição, no capitalismo, o Estado não intervem na economia, certo? Quer país que mais se mete na economia dos outros que os Estados Unidos? Quer país que mais adota práticas protecionistas? Pois é… Assim sendo, vou amadurecer a idéia e depois, quem sabe, lanço a campanha Por um Estados Unidos capitalista. Taí uma que o Olavo de Carvalho vai adorar. Afinal, se prá ele o FHC é comunista…

Flechas contra o tempo

Eletista, de extrema direita, eis algumas definições que eu já ouvi sobre Janer Cristaldo, jornalista gaúcho que há alguns anos “sofre São Paulo”, como ele mesmo diz. Eu, que gosto de acompanhar semanalmente sua coluna no Baguete Diário, vejo ele como um daqueles velhos humanistas, que não querem saber se o governo (ou desgoverno, no caso) é de direita ou de esquerda, mas sim se o homem, e a sua liberdade de pensar e opinar, estão sendo atingidos. E eis que o homem acaba de lançar uma coletânea, chamada Flechas contra o vento com as suas crônicas, no formato eBook. Vai aí uma palhinha do que tem por lá:

Em julho de 1979, quando presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, o líder petista Luís Inácio Lula da Silva deu uma entrevista à Playboy, na qual citou Hitler e Khomeiny como duas figuras políticas pelas quais nutria admiração. O então sindicalista elogiou a “disposição, força e dedicação” de Hitler e afirmou: “O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer”. Durante três eleições presidenciais, foi o candidato mais votado das oposições, sem que nenhum líder – europeu ou cá de baixo – se preocupasse com esta sincera admiração.

Lula, que se saiba, jamais nutriu maiores afetos por tiranos menores, como Pinochet, Galtieri ou Stroessner. Mas gostava também do aiatolá iraniano, “Eu não conheço muita coisa sobre o Irã, mas a força que o Khomeini mostrou, a determinação de acabar com aquele regime do xá foi um negócio sério”.

——————-

Se João Paulo acredita em Deus, não deve ser no mesmo que nos mostra a Bíblia. Jeová regulamenta a escravidão e ordena massacres, guerras de extermínio, sacrifícios cruentos de crianças. Nestes dias em que, num estupro à semântica, até Pinochet é acusado de genocídio, o deus judaico-cristão é o primeiro responsável na história por uma matança das boas. Diante da ira divina, os bombardeios de Clinton à Iugoslávia são obra de aprendiz de genocida. Irritado com a humanidade pecadora, Jeová inunda a terra toda e mata todo ser vivo, salvando apenas Noé, sua família e um casal de cada espécie viva. Pelos pecados humanos, pagaram até as bestas. Quem mata um é assassino, quem mata milhões é conquistador, quem mata todos é Deus – costumava dizer Jean Rostand.

——————-

No entanto, não é raro que uma adolescente, filha de árabes, vivendo em Paris, estudando em Paris com suas amiguinhas francesas, tenha de abandonar a escola para casar com um primo a quem fora vendida ao nascer. Ou que, por ordem dos pais, esta menina insista em freqüentar uma escola laica com um véu cobrindo o rosto. Ou, como também acontece, surge aquele dia entre os dias em que uma sage femme chega em um vôo da Argélia, munida de uma navalha ou cacos de vidro, para executar o trabalho infame que os médicos franceses não aceitam executar. No país em que as mulheres alcançaram um invejável grau de independência pessoal e profissional, uma menina, pelo fato de pertencer a uma cultura muçulmana, é tratada como mercadoria e sexualmente mutilada… só porque uma tradição de brutos do deserto assim o quer.

———————-

Quando ouço falar em cultura indígena, puxo do coldre a História. Se me debruço sobre a Rússia, por exemplo, lá vou beber em fontes como Dostoievski, Kuprin, Scriabin, Eisenstein. Se me viro para a Suécia, lá estão Liné, Lagerlöf, Lagerkvist, Boye, Bellmann, Bergman, Taube. Se rumo à Finlândia, encontro Sibelius, Alvar Aalto, o Kalevala, a Nokia, etc. Se volto pela Alemanha, lá estão Goethe, Schliemann, Nietzsche, Einstein. Viro rumo à “nazista” Áustria, lá me esperam Mozart, Freud, Klimt, Koestler. Na França, tenho desde Rabellais a Balzac, Rodin ou Bizet, Concorde ou camembert. A Espanha deu ao mundo Cervantes, Cela, Goya, Gaudi, Dali, Picasso, flamenco, cante hondo.

Da Itália, nem se fala: Dante, Da Vinci, Rafael, Verdi, Vivaldi, Papini, Puccini, Fellini, spaghetti, Sofia Loren. O festival é tamanho que lá se origina a chamada síndrome de Stendhal, a crise que acomete todo viajante sensível perturbado com as manifestações da arte. Da Grécia, posso trazer um farto legado, que vem de Sócrates e Platão a Kazantzakis, passando por Theodorakis ou Costa Gavras. Mesmo o modesto Portugal, me oferece desde Eça e Pessoa, fados e caravelas, Porto e ginja. Isso sem contar as Notre Dames da vida, os Schonbruns, Versailles, Neuschwansteins e Hermitages. Já nem falo das cidades em si, festas que deslumbram o viajante, nem das arquiteturas, universidades, bibliotecas, museus, tecnologias, transportes, vinhos e queijos, cozinhas.

São estas conquistas humanas que me fascinam, e nisto não estou sendo nada original. Volto-me então para o universo indígena brasileiro. Onde encontrar algo que possa deslumbrar alguém, servir como emulação ou exemplo para gerações futuras?

——————-

Como se pode ver, o homem merece realmente uma lida, nem que seja para se discordar dele.

Mas falando de weblogs… Nimpha, da lista Breinstormi. Uma pérola, assim como a sua antiga weblog, a Du Hast.

E nada do www.charles.pilger.net voltar… 😛 Já passamos de friday e nada…